Criado pelo comerciante Antonio de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador,o Elevador Hidráulico da Conceição, conhecido também como Elevador do Parafuso, permitiu a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, passando a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade
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Suas obras foram iniciadas em 1869, com a utilização de material importado da
Inglaterra. Os elevadores foram montados, funcionando por um sistema hidráulico
e foram inaugurados, festivamente, em dezembro de 1873.
Em 1896, passou a ser chamado de Elevador Lacerda. Os elevadores paralisaram
seu serviço em julho de 1906 para as obras de eletrificação, com a inauguração
do novo sistema em janeiro de 1907. Em 1930, as duas
cabines originais com capacidade para 23 passageiros, foram substituídas por
quatro novas cabines que comportavam 27 passageiros cada.
No início da década de 80, o Elevador Lacerda sofreu uma revisão em toda a
estrutura de concreto e, em 1997 foram revisados todos os equipamentos elétricos
e eletro-eletônicos.
O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres : uma que
sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra,
mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até o nível da Cidade
Baixa. Dotado de quatro cabines, o Elevador mais famoso da Bahia transporta 900
mil passageiros por mês.
Historia do Transporte Urbano no Brasil - Stiel, Waldemar STP / Arquivos |
terça-feira, 26 de junho de 2012
Elevador Lacerda
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